O que é a NR10?
Posted by Equipe SafebySafe in NR10 | 0 comments
Entre os profissionais da área da elétrica a NR10 já é bem conhecida, mas ainda existem profissionais que não tem a noção exata do que é e qual sua importância, entre os leigos da eletricidade este termo é ainda mais desconhecido apesar de toda sua importância. Como profissional da área de eletricidade acho particularmente muito importante que cada vez mais pessoas entre os leigos em eletricidade tenham conhecimento e façam o treinamento de NR10, devido a necessidade de se conhecer os perigos da eletricidade e como se proteger de modo a evitar acidentes de origem elétrica.
A NR10 (norma regulamentadora 10) que tem como título, SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE, é uma norma que tem como caráter regulamentar todos os serviços que envolvam eletricidade e seus riscos, além de garantir a saúde e segurança dos que estejam envolvidos direta e indiretamente nestas atividades e serviços.
Sua primeira publicação é datada no ano 1978, e sua ultima atualização começou a surgir por volta do anos de 1990, tendo sido finalizada e publicada pelo ministério do trabalho no ano de 2004. Com modificações profundas nas questões de documentação e normatização dos serviços, seu texto de 2004, ficou popularmente conhecido entre os eletricistas e profissionais da área de elétrica com sendo A NOVA NR10. Seu maior destaque é que esta versão oficializou que todas as instalações elétrica devem atendar a quesitos e as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e caso as empresas e instalações não se enquadrem nas normas as mesmas serão penalizadas.
Para os profissionais que se envolvam diretamente nas atividades de instalação, manutenção e operação de maquinas e instalações elétricas as mudanças proporcionadas pela NR10 vieram a reduzir drástica e positivamente os índices de acidentes que envolvem eletricidade. Entre as principais mudanças se destacam a obrigatoriedade de todos os profissionais que se envolvam com as atividade elétrica passarem por um treinamento de 40h (para o curso básico), em que será apresentada a normas e suas características, e que no mínimo a cada dois anos esse mesmo profissional terá de passar por um reciclagem deste mesmo treinamento. Essa obrigatoriedade torna cíclico o processo de conscientização dos riscos da eletricidade para estes profissionais.
Cada vez mais é percebido nas empresas e nos profissionais mudanças positivas com relação a postura de segurança, quanto aos trabalhos que envolvam as atividades em eletricidade. Aqueles profissionais que ingressaram no mercado de trabalho no ramo da eletricidade por volta do ano de 2004 e hoje passam por reciclagem, tem a cada ano mostrado exemplos de mudanças de postura das empresas com relação a segurança do trabalho e principalmente com relação a segurança nos serviços que envolvam eletricidade.
A maior ferramenta de segurança implantada pela NR10 é o “direito de recusa”. O direito de recusa é a ferramenta legal que o trabalhador tem para não executar atividades em que não tenham sido tomadas as medidas necessárias que garantam segurança do mesmo no decorrer dos serviços e atividades.
O Avanço na redução dos índices de acidentes e de mortes, decorrentes dos acidentes envolvendo eletricidade, é a maior prova da efetividade da NR10, além de demonstrar o compromisso que as empresas tem assumido junto aos órgãos regulamentares e ao ministério do trabalho para reduzir os acidentes e cada vez mais garantir a melhoria na qualidade de vida de seus funcionários.
Conteúdo retirado do site: www.mundodaeletrica.com.br