Fale Conosco: (11) 2609.0600 • (11) 9 8945.7714

O que são e para que servem as Luvas Isolantes de Alta Tensão?

Posted by Equipe SafebySafe in Administração do Tempo | 0 comments

Entre os EPIs que são essenciais para quem trabalha no Setor de Energia e Equipamentos de Alta Tensão, estão as Luvas Isolantes ou as Luvas para Eletricista, como popularmente elas são conhecidas. Indispensáveis, elas ajudam a proteger o profissional de acidentes de trabalho, dos mais amenos aos mais graves.

Mesmo comuns, ainda há muitas dúvidas em relação à Luva de Alta Tensão. Então preparamos esse Blog Post justamente para ajudá-lo na hora da compra do seu equipamento. Além disso, queremos também tirar todas as suas dúvidas em relação às funcionalidades da peça para evitar um mau uso e aumentar a durabilidade das suas Luvas Isolantes.

O que são as Luvas de Alta Tensão?

As Luvas para Eletricista são Luvas Isolantes que oferecem total proteção para os funcionários de empresas de eletricidade ou similares. Trabalhadores que mexem com redes de eletricidade ou aparelhagens com alta descarga elétrica precisam dispor desse tipo de luva para evitar qualquer tipo de choque elétrico, desde o mais leve até o mais forte.

É comum que profissionais da área em questão façam o manuseio de redes com voltagens bem elevadas. Isso coloca a integridade física do funcionário em risco. As luvas já permitem que esse trabalho mais arriscado possa ser feito com total segurança, impedindo que o profissional sofra danos como lesões, queimaduras ou até mesmo, morra em atividade.

Como escolher a melhor Luva para Eletricista?

As Luvas de Alta Tensão precisam garantir que o profissional esteja completamente isolado das grandes voltagens que manuseia rotineiramente. Geralmente elas são feitas de uma borracha diferenciada, que impede a descarga elétrica, como citamos anteriormente. Contudo, outras questões precisam ser levadas em conta na hora de comprar a sua Luva para Eletricista.

  • Fabricante: observe se o fabricante escolhido atende todas as normas específicas para a segurança do profissional. Essas normas são estabelecidas pela ASTM/NBR e precisam estar descriminadas na embalagem e no produto;
  • Garantia: também essencial para a durabilidade da Luva de Alta Tensão. O fabricante precisa garantir que o produto seja totalmente seguro para o profissional, além de oferecer um período necessário para trocas caso a luva apresente algum tipo de problema;
  • Resistência: diferente da durabilidade, a resistência da sua Luva para Eletricista veria de acordo com a carga elétrica trabalhada. Há, por exemplo, luvas próprias para descargas de alta tensão, média tensão e baixa tensão. Essas capacidades devem ser observadas com atenção para que o risco de acidentes seja zero;
  • Mobilidade: uma Luva de Alta Tensão precisa dar total mobilidade para as mãos do eletricista. Além de garantir a precisão dos movimentos, permite que o profissional utilize suas ferramentas de trabalho corretamente e sem riscos.

Luva para proteger seu EPI

Uma forma de garantir maior durabilidade para a Luva de Alta Tensão, é utilizar uma Luva de Cobertura sobre elas. É importante também que essas Luvas de Cobertura sejam próprias para essas finalidades. Evite utilizar somente essa segunda peça nas mãos ou em outras ações.

Dica Bônus

Aproveitamos para mostrar uma tabela que pode ser bem útil para você entender qual o EPI necessário para sua necessidade!

Instruções: Norma NRR 10622 / 10624

CLASSES

TENSÃO ETIQUETAS
Classe 00 2500 V / máx. 500 V Bege
Classe 0 5000 V / máx.1000 V Vermelha
Classe 1 10000 V/ máx.7500 V Branca
Classe 2 20000 V / máx.17000V Amarela
Classe 3 30000 V / máx. 26500V Verde
Classe 4 40000 V / máx. 36000V

Laranja

Agora ficou mais simples reconhecer uma Luva de Alta Tensão? Com a escolha certa, além de ter em mãos um produto com longa durabilidade, você ainda trabalhará de forma mais segura e eficiente.

Até breve!

Osvaldo Novais
SafebySafe

 

Comments are closed.